terça-feira, 13 de dezembro de 2011

С Рождеством! FELIZ NATAL! С Новым Годом! FELIZ ANO NOVO!



O Natal na Rússia não é só comemorado no dia 25 de Dezembro, mas costuma também comemorar-se na noite entre 6 e 7 de Janeiro e o ano novo em 14 de janeiro, porque a Igreja Ortodoxa segue o calendário juliano (criado por Júlio César em 46 a.C.), e não o gregoriano, como os católicos, reformado pelo Papa Gregório XIII.

Os dois calendários têm uma diferença de aproximadamente, de dez dias).


Queima de fogos na Praça Vermelha (Красная Площадь) em frente à Catedral de São Basílio em Moscou.
еред собором Василия Блаженного в Москве).

PAPAI NOEL RUSSO (Дед Мороз)

O Brasil está acostumado com o fato de que no mundo inteiro o Papai Noel traz presentes para todos no Natal. Mas nem em todos os lugares são iguais. Na Rússia no lugar do Papai Noel há um outro personagem que se chama Ded Moroz (Дед Мороз). Muita gente traduza esse nome em português como Vovô Gelo. Mas é mais fácil entender significado do nome para pessoas que falam o idioma inglês – Grandfather Frost. Porque a palavra “moroz” significa que o estado da temperatura é tão frio que tudo congela. Então mais frio do que o “frio” que os brasilheiros estão acostumados. Ded Moroz é um velinho que entrega os presentes para crianças na festa de Ano Novo. Essa lenda inclui também outros personagens. Ded Moroz tem uma neta chamda Snegurochka (Снегурочка) que ajuda o avô .

Quem é este nosso velho amigo e bom mago, o Papai Noel russo? Nosso Noel é uma personagem do folclore eslavo. Por muitas gerações, os eslavos orientais criaram e mantiveram uma espécie de “crônica oral” histórias em prosa, contos épicos, canções rituais, lendas e contos sobre o passado de sua terra natal.
Os eslavos orientais representaram a imagem lendária de Noel como a de um guerreiro, um ferreiro, que congela a água com um “frio imobilizante”. Esse mesmo frio, muitas vezes, identifica-se com os ventos de um inverno violento. Existem vários contos populares, onde o Vento do Norte (ou Frio) ajuda os viajantes que se perderam, apontando o caminho.

A Netinha do Papai Noel (Снегурочка)

Mais tarde, apareceu a neta do Papai Noel, Snegurka ou Snegúrotchka, a heroína de muitos contos de fadas russos, a menina de neve. O próprio Papai Noel mudou, pois ele passou a trazer presentes para as crianças no Ano Novo e realizar os seus desejos secretos. A imagem de Snegúrotchka é exclusiva da cultura russa. No Ano Novo e no Natal do ocidente, a mitologia não tem personagens femininas. Snegurka é uma menina loira com trança até a cintura, em um casaco de pele ornamentada e botas curtas. Ela é a Donzela da Neve, que ajuda o Papai Noel a dar presentes no Ano Novo. Aacompanhante do Papai Noel, Snegúrotchka, aparce sempre vestida toda de branco. Outra cor, no simbolismo tradicional, não é permitida. Sua cabeça é adornada com a coroa de oito pontas, o que também está registrado em textos antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário