terça-feira, 29 de março de 2011

REALISMO SOCIALISTA

IDEOLOGIA:

Com a vitória e o estabelicimento do socialismo, a ideologia comunista necessitava de um controle sobre a literatura e a cultura. Em 1925 se adota a resolução do Comitê Central do Partido sobre a política no âmbito da literatura que confirmava a necessidade de assegurar a divulgação da ideologia comunista da maior parte dos escritores mediante uma educação ideológica.

Mais tarde nos anos 20, foram considerados pelos historiadores como o período de início e de maturação de um método literário que dominou o processo criativo dos escritores soviéticos durante quase meio século.

Em 1932 o Comitê Central do Partido emite o decreto sobre a reconstrução da organização da literatura e arte que se propõe na união de todos os escritores soviéticos que aprovavam o poder socialista.

Em 1934 houve o primeiro Congresso de Escritores Soviéticos e durante os dois anos anteriores foram o momento de elaboração das bases  teóricas do chamado Realismo Socialista. As raízes do Realismo Socialista foi calcada na literatura do realismo crítico da segunda metade do século XIX e Máximo Gorki(Максим Горький) foi proclamado seu primeiro representante por suas obras pré-revolucionárias, como A mãe e Os inimigos. O regulamento da recém-criada União dos Escritores Soviéticos deu sua definição:

"O Realismo Socialista, que é o método principal da literatura e crítica literária soviética, exige do profissional das letras a descrição verdadeira e historicamente concreta da realidade em seu desenvolvimento revolucionário."

A novidade do método, segundo seus teóricos, consistia sobre toda obrigatória consciência revolucionária dos escritores, que tinham que ser fiéis a causa revolucionária, a luta de classe operária.

Com o crescimento do movimento revolucionário, a literatura que anteriormente apelava ao leitor burguês, já tem possibilidade de dirigir-se ao proletariado. Nestas circunstâncias o espírito do partido se converte na característica principal da literatura progressista. Em seu artigo "A organização do partido e a literatura do partido" de 1905 Lênin afirma que a literatura não pode ser um assunto pessoal, independente dos interesses do proletário.

Outro conceito básico do Realismo Socialista, é o espirito do povo, consiste no cumprimento dessas condições: a obra literária deve descrever unicamente os acontecimentos e feitos importantes para o povo e do ponto de vista das ideologia bolchevique.

A literatura tomou, portanto, curso de arte determinada pela política do partido.

Nos anos 30 e 40, que posteriormente, foram denominados de realismo socialista maduro(consolidação), os objetivos da arte consistiam no retrato fiel da ideias comunistas dos processos de industrialização e coletivização.




Nenhum comentário:

Postar um comentário