quarta-feira, 23 de março de 2011

CATARINA II, A GRANDE (1729/1796) Екатерина II, Великая

BIBLIOGRAFIA:

Catarina, a grande nasceu em Stettin e se chamava Sofia Augusta Frederica de Anhalt-Zbst. Era filha de um príncipe chamado Cristiano Augusto Anhalt que tinha o posto de general no exército prussiano.
De acordo com o costume alemão da época, Catariana estudou música, dança, francês e literatura. Devido a essa educação primorosa, tornou-se uma mulher muito culta. Falava francês fluentemente e tocava piano e violino. Esse fato levou Catarina a ser escolhida pela corte russa a ser a futura czarina.
Ao chegar à Rússia, estudou com afinco o idioma e procurou se relacionar bem com o povo russo.
Casa-se em1745 com Carlos Pedro Ulrich de Holstein Gottorp para fortalecer uma amizade entre a Rússia e a Prússia. Torna-se, portanto, a czarina da Rússia.

A GUERRA COM A TURQUIA

Catarina, influenciada pelo seu conselheiro Nikita Panin, cria uma aliança com a Prússia, a Polônia, os países escadinavos e a Grã-Bretanha. Essa aliança foi denominada  "Sistema do Norte".
Logo no início da guerra, a Rússia sai vitoriosa com a Batalha de Chesme (1770) e posteriormente com a Batalha de Kagul.
Essas vitórias permitiram à Rússia o acesso ao Mar Negro ao incorporar os vastos portos do sul da Ucrânia onde os russos fundaram as novas cidades de Odessa, Nikolayev, Yeakaterinoslav (literalmente: "a glória de Catarina) e Kherson.
Em 1772, todos envolvidos na guerra chegam a um acordo. Acordo esse que define a primeira partilha da Polônia. Nessa partilha coube a Rússia a parte oriental da Bielo-Rússia. A Polônia perdeu cerca de um terço do seu território e metade de seus habitantes.
Os russos tiveram um desenlace bastante satisfatório na guerra com a Turquia devido ao ganho territorial, principalmente, ao anexar a Criméia em 1783.
No entanto, a guerra proporcionou ao povo russo um aumento dos impostos e a inflação. Fatos que contribuiram para a impopularidade de seu governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário