quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PAIS E FILHOS (Отцы и дети ) 1862 Ivan Sergeyevich Turguêniev (Иван Сергеевич Тургенев)

 INTRODUÇÃO
A exemplo de quase todos os grandes escritores russos importantes da época, Turgêniev, durante toda a vida, se mostrou profunda e dolorosamente preocupado com a condição e o destino de seu país. Seus romances constituem o melhor relato do desenvolvimento social e político daquela pequena, mas influente elite de jovens liberais e radicais russos do seu tempo, bem como de seus críticos.

Durante boa parte da sua vida, ele se preocupou dolorosamente com as controvérsias morais e políticas, sociais e pessoais, que dividem os russos cultos de sua época e, em particular, os profundos e amargos conflitos entre os nacionalistas eslavófilos e os admiradores do ocidente, conservadores e liberais e radicais, moderados e fanáticos, realistas e visionários e, sobretudo, aqueles que se travavam entre os velhos e os jovens. A literatura tornou-se o campo de batalha no qual se tratavam as principais questões sociais e políticas da vida. Turguêniev dizia: “ Há épocas as que a literatura não pode ser meramente artística, existem interesses maiores do que a poesia.”

Partindo dessa premissa, Turguêniev dedicou esse romance ao seu amigo Visarión Bielisnki (1811-1848), crítico e líder intelectual que marcou praticamento quase toda a literatura russa do século XIX, sobretudo com a sua tese de que cabia aos escritores contribuir para melhoria das condições de vida em seu país.

ENREDO DE PAIS E FILHOS

 O tema central do romance é o confronto entre o velho e o novo, os liberais e os radicais, a civilização tradicional e o novo e austero positivismo, que só interessa pelo que é necessário a um homem racional. Bazarov, jovem médico pesquisador, é convidado por Arkadi Kirsanov, seu colega de estudos e discípulo, para ir à casa de seu pai, no campo. Nikolai Kirsanov, o pai, é um modesto fidalgo rural, gentil, bondoso, que adora a poesia e a natureza, e acolhe o brilhante amigo do seu filho com uma tocante cortesia. Na casa encontra-se também Pável, irmão de Nikolai, oficial da reserva, um dândi antiquado, que se veste com muito esmero, vaidoso e agora consome a vida num tédio elegante e irritado. Bazarov pressente um inimigo e tem um prazer deliberado em descrever a si e a seus aliados como niilistas. Com isso, quer dizer que ele e os que pensam como ele rejeitam tudo que não pode ser determinado pelos métodos racionais da ciência natural. Somente a verdade importa. Aquilo que não pode ser estabelecido pela observação e pela experiência é um refugo inútil ou daninho- “uma droga romântica”-que o homem inteligente eliminará sem a menor consideração. Ele acredita na força, na energia, no trabalho, na utilidade, na força de vontade, na crítica rigorosa a tudo que existe. Deseja arrancar as máscaras e mandar pelos ares todos os princípios e normas reverenciados.  Entra em conflito com o convencional Pavel:
No momento, diz-lhe, a coisa mais útil que existe é negar. Negamos, portanto,.” Tudo? Pergunta Pavel. “Tudo”. “Mas o que?” Não somente a arte, a poesia... mas até mesmo... é horrível demais para se dizer...” “Tudo”. “Com que então vocês destroem tudo... mas, com toda certeza, devem construir também? “Isso não nos compete...Primeiro é preciso limpar o terreno.”

 QUAL FOI O IMPACTO PARA A SOCIEDADE RUSSA?

Em 1861 o tsar Alexandre II decretou o  fim da servidão, regime em que os camponeses eram propriedades dos senhores de terra. No mesmo ano, surge um movimento chamado Terra e Liberdade, cujo objetivo era combater à autocracia de forma violenta. Os insurgentes praticaram vários atentados contra o regime em vigor até que culminou no assassinato do tsar em 1881. É nesse contexto que Turguienev escreveu Pais e Filhos e o escolheu como tema de seu romance. Tema esse que instigou a sociedade russa a se revoltar.
 No prefácio da tradução de Rubens Figueiredo nos evidencia o impacto desse romance para Rússia ao relatar que "a  polêmica que se seguiu após a publicação de Pais e filhos foi a maior de que se tem notícia na iteratura russa. O termo niilista usado por Turguêniev para definir seu herói-Bazárov-, popularizou-se instantaneamente e, como que de propósito, uma sucessão de incêndios criminosos de cunho sabidamente político agitou São Petersburgo."

                                                    FOTO DE TURGUÊNIEV EM 1879


ISABEL GUIDÃO


Um comentário:

  1. Isabel!
    O Blog está lindo :)
    Desculpe a demora da visita, porém, estas em breve serão constantes, prometo.

    поцелуи пока.

    Флавия

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